segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Aonde está Jesus?


Apocalipse 3:20 “Eis que estou a porta e bato...”

Esse versículo é muito utilizado pelos pregadores ao fazer calorosos apelos, em que Jesus está batendo no coração do não crente para que Ele se converta – o que não deixa de ser verdade.

O convite que faço neste momento é para que reflitamos sobre o versículo dentro de seu contexto. Pois em apocalipse 3:20 Jesus não está batendo à porta do não crente, mas sim da igreja de Laodicéia, uma igreja que não era quente nem fria, uma igreja que dava ânsia de vômito.

Jesus está batendo na porta de sua igreja. Jesus desejava entrar, pois por algum motivo ele já não estava mais dentro da igreja. Entendemos então que Jesus que antes era o Senhor daqueles irmãos, era o Senhor daquela igreja, havia sido colocado para fora! Mas ainda assim, por amor, Ele insiste em bater à porta.

A palavra diz que "onde houver dois ou três reunidos em meu nome, ali eu estarei". Vê-se então que não haviam nem 2 ou 3 reunidos em nome de Jesus. Era uma igreja que se reunia em nome próprio; em nome de seu ego; em nome de seu convívio social; se reuniam em nome de qualquer coisa diferente do nome de Jesus. As musicas dessa igreja nunca chegavam a ser louvores, não passavam de uma exposição de vozes e instrumentos. As pregações são vazias de sentimentos. Não havia adoração.

Não só a igreja o havia expulsado como cada cirstão individualmente o havia colocado para fora do seu coração. Homens e mulheres que um dia aceitaram o Senhorio de Cristo, que conheceram o reino de Deus, mas que em algum momento resolveram abrir a porta do seu coração para o deus deste século, para os desejos da carne, para o ódio, a inveja, a fofoca e ao fazer isso estava na verdade virando para Jesus e dizendo “Pega as suas coisas e vai embora, não quero mais você aqui. Agora as coisas serão do meu jeito.”
Eu imagino Jesus com todo seu amor, respondendo “Mas filho eu fui humilhado, fui torturado, maltratado, crucificado para estar hoje com você! Olhe para as feridas em minhas mãos! Você participou da ceia, comeu do meu corpo e bebeu do meu sangue. Eu te amo com minha vida”

Mas ainda assim Jesus recebe mais um insulto de nossa parte sendo destronado de nossos corações.

Mesmo Ele sendo o Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores, ele respeita a sua vontade, a autoridade que você tem sobre a sua vida, Ele é educado, Ele bate à porta e só entra se for convidado.

Infelizmente vemos uma realidade cristã parecida com a de Laodicéia. E não se trata de um fenômeno isolado em uma igreja, mas de todo um conjunto de igrejas, denominações, países e cristãos individualmente. Pessoas doentes, liderança doente e principalmente negligente. Em meio ao caos que se instalou em Niterói com as chuvas, centenas de mortos, milhares de desabrigados - quantos não dormiam tranqüilos sem se quer dobrar os joelhos para interceder ou procurar ajudar de alguma fora?
Trago este exemplo apenas como forma de reflexão!

Tal reflexão é fundamental para um crescimento espiritual e principalmente o crescimento do reino de Deus.
Arrependei-vos, pois é chegado o reino de Deus.

Em meio ao caos nasce um tempo de avivamento para a igreja brasileira. Para isso é necessário três coisas:
1 – devemos nos examinar e ver se tal como a igreja de Laodicéia se expulsamos Jesus de nosso coração, dando lugar as coisas deste mundo ou se Jesus realmente é o Rei em nossas vidas?

2 – é necessário um arrependimento genuíno. Nos humilharmos diante de Deus e chamarmos para que Ele tome de novo o primeiro lugar em nossas vidas. É necessario um convite para que Jesus entre e assuma o seu trono.

3 – então ceiaremos com Jesus, desfrutaremos de um tempo maravilhoso de intimidade.

Aonde está Jesus? Reinando em nossos corações? ou batendo à porta?
Ainda que toda a igreja o expulse, se você, se você apenas abrir a porta, Ele entrará e ceiará contigo!
Que o Senhor Jesus seja o Senhor do seu coração!

Por Eduardo Calil Ohana