sábado, 20 de março de 2010

Dias melhores para o Seminário do Sul: eu creio!

O Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil está passando por mais um capitulo de sua longa trajetória de 102 anos. Esta instituição centenária foi fundada com um objetivo bem claro: Preparar melhor os vocacionados para o exercício de sua missão.
Sua trajetória está marcada por acertos e erros, por vitórias e desafios.

Vivemos mais um grande desafio. Sören Kierkegaard dizia algo muito verdadeiro: "A vida só pode ser entendida se olharmos para trás, mas precisa ser vivida se olharmos para frente." Pergunto, em que ou aonde estamos nos focando? Vivemos um novo tempo, e Deus nos confia à responsabilidade de escrevermos mais um capítulo desta história, e isso, auxiliados pelo Espírito Santo, a superar com garra os grandes desafios que esta casa centenária enfrentou e enfrenta.

Há aqueles que preferem se apegar ao que é solúvel, aquilo que não traz soluções para o momento em que vivemos. Não vivo no passado, nem quero viver num presente sem perspectiva de futuro melhor para o STBSB. Olhar para o passado me desafia a viver uma nova história. Penso que devemos olhar para as soluções e não para os problemas apontando somente erros.

Podemos facilmente perdoar um ímpio, quando este, desacreditado do poder de Deus, desacreditar na ESPERANÇA e no poder do SENHOR! Mais ouvir de líderes que pregam algo, mas, na prática, desconfiam do milagre, vivendo um paradoxo entre o discurso e a práxis.
Eu acredito em dias melhores para “minha” casa! Sim, minha, pois é aqui onde moro, é aqui onde construí em apenas 3 anos, amizades solidadas que perdurarão por toda vida. Lugar que intensifiquei uma vida de oração e de serviço à obra missionária.


Amo o Seminário do Sul e estou disposto a defender esta casa para que os futuros vocacionados tenham um lugar melhor para se prepararem para o serviço do Senhor! Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança, e a minha esperança vem do SENHOR, que permite que esta história não seja interrompida pela vontade humana. Deus é maior do que nossos erros, do que todas as nossas limitações, todos os erros são nossos, mais todo o mérito, a honra e a glória pertencem a Deus, idealizador e sustentador deste lugar. Deus confia a missão de administração à hombridade de homens comprometidos com Seu Reino. Por isso, eu reafirmo que cerio em dias melhores!

Esqueçamos o que passou, foquemo-nos no nosso alvo maior! Lideres que usam de argumentos do passado para interromper o futuro promissor dessa casa, deveriam conhecer melhor o tempo de mudança gerado, pelo desejo de uma nova geração comprometidos com a missão de amar esta casa e deixá-la bem melhor, para aqueles que serão os guias espirituais de nossas igrejas.

É, no mínimo, duvidoso para mim, ler e ouvir de líderes batistas desejarem ver interrompida a continuidade dos seminários da CBB (STBSB e STBNB). Eu me preocupo, pois enquanto carne, não sou eterno, preocupação essa, com as futuras gerações, em que casas teológicas enviaremos, como batistas os novos líderes da denominação! Como batistas, estamos desacreditando do nosso ideal quanto à educação teológica, precisamos focar Cristo, para não afundarmos de fez. Temos tudo para avançar, temos o Espírito Santo, temos alunos e professores que amam esta casa, temos um dos melhores gestores batistas do Brasil à frente do STBSB, um excelente coordenador, enfim. Precisamos só reajustar o foco de um futuro, de esperança, de melhoras; é o mínimo que posso acreditar, como idealista, e, acima de tudo, como um batista, que acredita no socorro e na intervenção divina.

Se depender de mim, não enterraremos o STBSB, assim como num passado bem próximo fizeram outros líderes com outras instituições da denominação batista. Mas eu sou apenas um humilde servo do Senhor, que insiste em acreditar que o que precisamos, vem do SENHOR!

É fácil resolver os problemas? Não, mais é possível!

Dias melhores para o Seminário do Sul, eu creio!


Que Deus ilumine os Conselheiros da CBB, quanto ao desejo do SENHOR em relação ao Seminário do Sul!

Jason Costa

http://jasoncosta-rio.blogspot.com/